Os Pontos Heróicos servem como uma medida de “heroísmo” ou “sorte” de um personagem. Não se trata de uma medida concreta como a sua resistência física ou energias místicas, mas apenas uma medida abstrata ligada à mecânica de jogo que serve para definir o quanto um personagem é capaz de realizar feitos impossíveis para humanos comuns (pelo menos sem sérias conseqüências) - coisas como saltar entre edifícios, desviar de balas, pular entre carros em movimentos e todas aquelas coisas que você viu em Máquina Mortífera, Duro de Matar, A Hora do Rush e dezenas de outros filmes.
Não, é claro, que o uso dos PHs vá garantir que você consiga fazer isso, mas pelo menos vai tornar bem mais fácil.

Nem todos os personagens possuem Pontos Heróicos. Dependendo do estilo da sua campanha, o mestre pode definir que eles são proibidos para os personagens, ou então que todos já começam com uma quantidade prédefinida (algo como 3-5 pontos por nível). Na maioria dos casos, no entanto, será necessário a compra de um aprimoramento especial que dê ao personagem acesso aos PHs. As regras para este aprimoramento podem ser encontradas em diversos livros do Sistema Daemon.

Note também que não são apenas os jogadores que tem acesso aos Pontos Heróicos – uma vez que decida pela sua utilização, o mestre tem o direito a concedê-los a qualquer NPC encontrado na aventura. E, se decidir utilizar as regras propostas aqui, também estes NPCs poderão utilizar Pontos Heróicos desta forma.

Usando Pontos Heróicos

Os Pontos Heróicos só devem ser usados durante momentos de ação, como combates contra muitos oponentes, perseguições, salvamentos, etc. Em outras palavras, o mestre sempre tem poder de veto sobre quando é possível ou não utilizar Pontos Heróicos, de acordo com o que ele achar melhor para o desenvolvimento da aventura – tudo bem que você utilize-os para perseguir aquele moleque desgraçado que bateu sua carteira, mas certamente não é algo a ser desperdiçado matando moscas (bom, só se forem moscas gigantes). De qualquer forma, uma vez que o mestre tenha autorizado, você pode gastar 1 PH para: Reduzir o dano recebido: cada PH gasto pode reduzir em 1 PV qualquer dano que o personagem receba. Em termos de jogo, é o mesmo uso normal que os Pontos Heróicos possuíam anteriormente, funcionando como uma espécie de PVs extras. No entanto, você nunca pode reduzir um dano para menos do que 1 ponto – você sempre receberá ao menos 1 ponto de dano em ataques bemsucedidos, não importando a quantidade de PHs gastos.

Substituir energias especiais: cada PH gasto pode ser usado para substituir 1 ponto de alguma energia especial qualquer, como Pontos de Magia, Pontos de Poder, WILL ou outras utilizadas para ativação de poderes especiais. 
Reduzir a dificuldade de um teste: um teste Fácil se tornará um sucesso automático, um Normal se tornará Fácil, um Difícil se tornará Normal e uma ação impossível se tornará apenas Difícil. O personagem deve anunciar o gasto do PH antes de rolar os dados

Aumentar a chance de Acerto Crítico: a chance de acerto crítico para uma única ação será de ½ do valor de um teste, ao invés de ¼. O personagem deve anunciar o gasto do PH antes de rolar os dados.

Anular uma Falha: um teste que tenha sido falhado pode ser rolado novamente. O gasto do PH deve ser anunciado logo após a rolagem dos dados.

Interromper uma Ação: permite ao personagem interromper uma ação que tenha acabado de ser anunciada e assim agir fora da sua ordem normal de iniciativa. Note que se trata de uma interrupção, e não de uma ação extra: você deve fazer algo de alguma forma relacionado com a ação interrompida. Por exemplo, se um personagem aponta uma arma para sua cabeça e anuncia que vai atirar, você pode gastar 1 PH e para tentar desarmá-lo antes de ele fazer isso (talvez com algum golpe de kung fu, no melhor estilo dos filmes de ação chineses), mas não poderia usar esta interrupção para atacar o outro personagem que está ao lado dele. De qualquer forma, qualquer teste realizado durante uma interrupção tem a sua dificuldade aumentada em um nível (um teste Fácil fica Normal, um Normal fica Difícil e um Difícil é impossível). Você deve anunciar o gasto do PH logo que a ação interrompida for anunciada, antes dos dados serem rolados.

Você pode gastar mais de 1 PH por rodada - podendo, por exemplo, interromper ações de vários personagens - mas, com exceção de quando é usado para reduzir dano ou substituir energias especiais, nunca é possível utilizar mais de 1 PH em cada situação específica. Por exemplo, se você gastou 1 PH para diminuir a dificuldade de um teste, não poderá gastar outro para aumentar sua chance de acerto crítico, nem para ganhar uma nova chance caso o teste falhe. Da mesma forma, se você gastar 1 PH para rolar novamente um teste, não poderá gastar outro para diminuir a dificuldade, nem para tentar outra vez caso falhe na nova tentativa. Sempre que possível, é interessante incluir o gasto dos PHs na narrativa das cenas. Por exemplo, ao invés de simplesmente gastar PHs para reduzir os danos recebidos por uma rajada de tiros, tente descrever como o seu personagem se desvia das balas, recebendo apenas poucos tiros de raspão. Ou então, se você falha em um teste para saltar de um edifício para outro e gasta 1 PH para tentar de novo, talvez o personagem tenha errado o salto, mas, no último instante esticou o braço um pouco mais e conseguiu agarrar o parapeito. Desta forma, mais do que apenas uma forma de tornar o personagem mais poderoso, os Pontos Heróicos se tornam também uma interessante ferramenta de narração e interpretação.

Recuperando Pontos Heróicos

Normalmente, os Pontos Heróicos são recuperados na razão de 1 PH por dia. Esta é uma recuperação independente dos PVs e de outros pontos especiais que o personagem possa possuir. Existem algumas situações, no entanto, que os PHs de um personagem são restaurados a uma velocidade muito mais rápida: são as Cenas Heróicas, durante as quais o personagem recupera 1 PH por rodada.

Uma Cena Heróica pode ser qualquer situação de extrema tensão, em que a adrenalina dos personagens atingem níveis absurdos e a realização de feitos que desafiam a física e a lógica comum são constantes. Pode ser uma perseguição de carros em alta velocidade, ou então um combate mortal contra diversos adversários ao mesmo tempo. Nem sempre precisa ser uma cena de ação física: um embate decisivo entre dois gênios do xadrez pode ser uma Cena Heróica tanto quanto um tiroteio entre gangues rivais nas ruas da cidade. É preciso um pouco de bom senso aqui, no entanto. As Cenas Heróicas devem ser usadas de forma a colaborar com o andamento do jogo, aumentando a emoção das cenas de ação, e não apenas como uma forma de recuperar rapidamente os PHs do personagem.

Portanto, não adianta simplesmente dizer “eu ataco o personagem do Rafael pra recuperar meus PHs” – não vai adiantar. Apenas o mestre pode definir quando uma cena é Heróica ou não.